O objetivo primordial da residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem é desenvolver um programa de treinamento para médicos nos vários setores e coordenadorias do Departamento de Diagnóstico por Imagem (DDI), visando ministrar conhecimento e experiência, que irão permitir ao residente e especializando, ao completá-lo, conhecer e utilizar os diversos métodos de exame, avaliar o padrão normal e suas variantes, o patológico, redigir relatórios com opinião e diagnóstico diferencial, de acordo com as informações clínicas.
Os residentes estão subordinados diretamente à preceptoria, constituída por um professor supervisor, preceptor-chefe e preceptores de setor, e às regras da Comissão de Residência Médica (COREME) da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Exige-se, também, do médico residente o respeito ao Código de Ética Médica.
O programa da residência têm a duração de 3 anos. O primeiro ano é orientado principalmente para Radiologia geral, princípios básicos física e proteção radiológica, anatomia patológica, técnicas radiográficas (raios-X simples, contrastado e radioscopia), indicação e contraindicação de exames contrastados, além de estágios em ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC), densitometria e medicina nuclear.
O segundo ano é ponderado em radiologia geral e iniciação às subespecialidades com conhecimento das diferentes modalidades de equipamentos e técnicas (RX, US, TC e ressonância magnética – RM). O enfoque do terceiro ano é para o desenvolvimento do residente nas diversas modalidades de diagnóstico por imagem e nos setores, sendo aplicados conjuntamente para formulação do diagnóstico e seus diferenciais, o acompanhamento evolutivo e terapêutico, iniciando-se então a radiologia intervencionista.
A residência também é o preparo para o exame do título de especialista do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).
Os três anos da residência são a melhor época para o futuro radiologista construir a sua formação em bases sólidas e fundamentos bem estruturados que orientarão o exercício profissional pelo resto de sua vida. Durante todo o período, os residentes terão a oportunidade de dar o máximo de si para se tornarem médicos respeitados pelos colegas e confiáveis para o paciente, pelo seu conhecimento científico, habilidade, prática e integridade. Em nenhum outro momento da carreira profissional, eles encontrarão condições tão favoráveis para seu amadurecimento e crescimento na especialidade.
A supervisão constante do residente é realizada por seu preceptor e supervisor e por profissionais qualificados, formando uma equipe responsável pelo suporte didático, acadêmico e pedagógico durante o ano letivo.
Avaliação do residente
O desempenho dos residentes é medido quanto à avaliação de conhecimento médico (provas teorico-práticas trimestrais), habilidades (provas práticas de workstation e ultrassom), atitudes (frequência às aulas e virtudes) e competências (realizada ao término de cada rodízio).
No final de cada ano, os residentes também avaliam subjetivamente os seus pares.
O desempenho do residente é responsável pela promoção, exclusão e conclusão da residência médica. Os melhores desempenhos são premiados com uma bolsa para estagiar na University of Pennsilvania durante o terceiro ano e o melhor desempenho recebe o Prêmio Prof. Dr. Clemente Filho no final do R3.
Estágio da UPENN
Bolsa oferecida pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem - FIDI para os três residentes melhor avaliados no final do R2 para estagiar, durante um mês do R3, na University of Pennsilvania. A seleção é realizada pelo desempenho dos residentes nos dois primeiros anos medido pelas avaliações do programa em conjunto com a que recebem de seus pares.
Prêmio Prof. Dr. Clemente Filho
O DDI criou esta honraria para premiar o residente que apresentou o melhor desempenho medido pelas avaliações do programa, associada à que os demais residentes fazem de seus pares, durante os três anos. Além do certificado de honra ao mérito, o residente ganha uma viagem para Chicago para participar do RSNA, financiada pela FIDI
Prof. Dr. Rodrigo Regacini
Supervisor da Residência
Leonardo Tsguji
Preceptor dos Residentes
Abrahão Elias Neto
Preceptor dos Residentes
Murilo de Freitas
Preceptor dos Residentes
Vanessa Sayuri
Assistente Administrativo
R1
Antonio Cavalcanti Neto
Davi Roccon Sossai
Eduardo Sales Loureiro
Gustavo Fernandes de Lima
João Victor Almeida dos Santos
José Alberto Moraes Neto
Juliana Fraga Soares
Luiz Eduardo de Carvalho
Natalia Martire
Nicole Dittrich Hosni
Stefanie Basilio Medeiros
Thais Gonçalves dos Santos
R2
Ana Beatriz Venancio de Paula Bezerra
Ana Lara Almeida da Silva
Andre Hiroki Suyama Tsuji
Bianca Gomes Teixeira
Bruno Henrique de Azevedo
Gabriel Franchi de Santi
José Flávio de Oliveira Neto
Karina Yumi Inoue Hayama
Leandro Santos Nogueira
Luis Fernando Freitas de Sousa
Mariana Barros Mendonça Figueirêdo
Matheus Samha Mascarenhas
R3
Andressa Caroline Kuzma
Breno Domingues Mendes
Gabriel Egashira de Mattos Leão
Gustavo Antunes Rodrigues Duarte
Henrique Fernandes de Lima
Ítalo Ueno
Letícia Espíndola Lobato
Lucas André Caricati
Luís Felipe de Magalhães
Myrian Alves Linhares
Rafael Bogarim Ponce
Thainá de Araújo Rodrigues
Horário de Trabalho / Plantões
Horário: 07h-18h – Rotinas
Plantão emergência: horário 18h às 07h
Descanso Pós-Plantão: horário 08h às 14h
Descanso e Plantão emergência - 24h (Início 7h)
Aulas : Segunda a sexta – 7h às 8h
As aulas da manhã ocorrem todos os dias das 7 às 8 horas no anfiteatro Prof. Dr. Antonio Clemente Filho, no 1º subsolo do prédio da RM, e consistem em discussão de casos e artigos científicos e aulas preparadas pelos setores e coordenadorias para o aprimoramento teórico dos residentes.
Clube Roentgen
Sempre às segundas 4as feiras do mês, no Hotel Paulista Plaza (Al. Santos, 85), às 20 horas.
Nestas reuniões comparecem os residentes dos grandes hospitais de São Paulo e também todos os radiologistas que desejam manter-se atualizados. A primeira parte da reunião é dedicada à aula de um professor convidado, geralmente abordando tópicos de ordem prática. Na segunda parte discutem-se casos interessantes trazidos pelos residentes. Após a reunião há confraternização, com um jantar.
Informações: http://spr.org.br/eventos/clube-roentgen/
Curso de Radiologia da SPR
Ocorre nas demais quartas-feiras do mês, no auditório do Hotel Paulista Plaza, às 20h30min. Será bem vista a presença dos residentes nessas reuniões. A programação das aulas está disponível no site da SPR
Informações: http://spr.org.br/
Clube Manoel de Abreu
Reunião de final de semana, agendada pela SPR, em diversos locais do estado de São Paulo. É estimulada e bem vista a presença dos residentes em todas as reuniões, assim como a apresentação de casos.
A programação está disponível no site da SPR: http://spr.org.br/
Jornadas e congressos
É estimulada e bem vista a presença dos residentes durante os congressos e as jornadas, assim como a apresentação de temas livre e painéis, entretanto, não haverá mudança na rotina de trabalho, sejam eles em São Paulo ou em outro Estado.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLK573NPX2pkcmJPNOz1aOuzHFtezb_xKJ
"Para informações adicionais sobre o estágio, visite o seguinte link: https://coreme.unifesp.br/estagio/estagio-opcional"
Tel.: 11 3385-4343 / Voip 2558
Prof. Dr. David Shigueoka
Supervisor
Dr. Denis Szejnfeld
Preceptor
Dr. Hugo Socrates
Preceptor
Prof. Dr. Harley De Nicola
Preceptor
Sra. Vanessa Sayuri
Assistente Administrativo
R4
Caroline Scheffer Miguel
Lucas Bannwart
R5
Camila Andrade da Rocha
Gustavo Borges Teixeira Mendes
Luciano Favarato Freire
"Para informações adicionais sobre o estágio, visite o seguinte link: https://coreme.unifesp.br/estagio/estagio-opcional"
Tel.: 11 3385-4343 / Voip 2558