Apesar do reconhecido impacto que a descoberta dos raios-X tiveram na evolução das Ciências, o tão rapidamente reconhecido risco da radiação ionizante confinou os serviços de radiologia às áreas menos privilegiadas dos hospitais.
Nas últimas décadas, temos vivenciado e testemunhado uma nova revolução. O advento da ultra-sonografia, da tomografia computadorizada, da medicina nuclear, da radiologia intervencionista e da ressonância magnética ampliou e modificou de forma significativa o diagnóstico médico por imagem. A ampla aplicação dos novos métodos de imagem nas diversas áreas do conhecimento médico tornou necessária a concentração de conhecimentos e informações em áreas ou setores por sistemas, alcançando-se, desta forma, uma melhor qualificação dos radiologistas.
Os benefícios obtidos com a oferta de diagnóstico por imagem de qualidade para o manuseio de pacientes e detecção de doenças são sentidos por toda comunidade médica, e representam um atalho ao atendimento e tratamento ao paciente, fazendo com que um bem estruturado serviço de diagnóstico por imagem seja o cartão de visitas mais visível em significativo número de instituições médicas.
Acompanhar a evolução, formar os novos profissionais, difundir o espirito crítico e o conceito de qualidade do diagnóstico por imagem, pesquisar e desenvolver novas técnicas são os objetivos da Disciplina de Diagnóstico por Imagem.
Prof. Dr. Henrique Carrete Junior
Chefe de Disciplina de Diagnóstico por Imagem Adulto
Profa. Dra. Kellen Adriana Curci Daros
Vice-Chefe de Disciplina de Diagnóstico por Imagem Adulto